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Fabricante
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País
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Brasil
Identificação
Banco Nacional
Fundador(es)
José de Magalhães Pinto
Valdomiro de Magalhães Pinto


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Fundação
1944
Encerramento
1995
Endereço
Belo Horizonte - MG
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Curiosidades
O histórico patrocínio entre Ayrton Senna e o Banco Nacional começou em 1984. Oscar Pedroso Horta Filho, então vice-presidente pela área de marketing do banco, havia recebido uma "proposta de patrocínio" de Senna, e tivera uma péssima impressão dela. A proposta havia chegado por Luiz Furkim, diretor de marketing da área de cartões de crédito do banco e fanático por Fórmula 1, e resumia-se numa fotocópia do desenho primário de um macacão de corridas, loteado em oito espaços de patrocínio, com os respectivos preços. Mesmo com a má impressão Oscar acabou por relevá-la, pois o Banco Nacional estava realizando uma estratégia de rejuvenescimento e de popularização de sua marca. Combinou uma reunião com Milton da Silva, pai de Ayrton, e Armando Botelho, seu sócio e amigo. Mas não sem antes consultar pessoas como Luciano do Valle e Ciro José (na época diretor de Esportes da TV Globo) sobre o potencial de Ayrton Senna, e eles afirmarem ser uma boa aposta. No dia e na hora marcada, Milton e Armando chegaram à sede do banco. Após uma inesperada conversa sobre amenidades que durou cerca de uma hora, Oscar logo disse que o banco estava interessado na proposta, mas que não tinha intenção de dividir a "colcha de retalhos" do macacão. O banco queria exclusividade. Armando não conseguiu esconder que gostava da ideia de abrir mão do macacão, mas como a verba que o Banco Nacional oferecia era menor do que a soma dos oito patrocínios planejados, ele acenava com o potencial interesse do Bradesco, um grande concorrente do Nacional, presidido na época por Antônio Carlos de Almeida Braga, um notório entusiasta dos esportes. Oscar não teve certeza se era um blefe de Armando. Não era. Ficaram de fazer uma nova reunião. Três dias depois, novamente na sede do banco em São Paulo, houve novo encontro. Oscar obtivera autorização para fechar o negócio, que consistia num contrato de um ano com alguns ajustes. Armando queria bônus por pontos de classificação de Ayrton nas corridas e no campeonato, a partir do quarto lugar. Oscar aceitou, mas em contrapartida exigiu direito de renovação por mais um ano; proposta também aceita por Armando. Acertaram a data do anúncio oficial do patrocínio e, em determinado momento, Armando tomou um bloco comum de papel que estava na mesa e registrou nele os principais números, prazos e compromissos do contrato. Pediu, então, para que Oscar fizesse o mesmo com sua letra, em outro pedaço do bloco, afirmando que a partir daquele dia o que valia era o que constava "no papelzinho". Algum tempo depois, Oscar enviou para Armando uma minuta preparada pelo departamento jurídico do banco, dizendo que deveriam avisar a ele caso quisessem fazer qualquer alteração no contrato antes de sua assinatura. Armando retrucou dizendo que não tinham um bom advogado para olhar a minuta, reiterando que o que valia era o "nosso papelzinho". Então, por ideia de Oscar, estabeleceram também que Senna deveria participar de quatro eventos do banco por ano. Na véspera da assinatura do contrato, nada da minuta. Armando e o próprio Ayrton viajaram ao Rio de Janeiro para fechar o negócio, mas Oscar ainda esperava ajustes e alterações propostas. Armando respondeu que assinaram a minuta, mas que qualquer coisa "o que vale é o nosso papelzinho". Assim, eles se tornam clientes exclusivos do banco. Exclusividade que, no mercado brasileiro, resistiria a poderosas investidas de outros patrocinadores, com ofertas muito superiores ao valor do Nacional, duas ou até três vezes maiores. Ayrton sempre recusava com a mesma resposta: " O patrocínio do Banco Nacional foi fundamental na minha carreira. Eu tenho como ganhar mais fora do país, com outros patrocinadores. Ayrton Senna". Oscar só ficou sabendo delas por terceiros dois ou três anos após terem sido feitas. Mais tarde, com o sucesso e os títulos mundiais, Senna e Armando até propuseram ao banco um aumento no valor do contrato, mas sem citar as ofertas que estavam recebendo, para evitar a indesejável atmosfera de um leilão. Oscar, sem condições de atendê-los, chegou a abrir mão da exclusividade do banco, pedindo apenas para ser consultado sobre o perfil do futuro parceiro do patrocínio. Dois dias depois Senna, através de Armando, respondeu que não. Preferia deixar como estava. E assim ficou, até o dia de sua morte. Hoje em dia, mesmo após a morte de Senna e a falência do Banco Nacional, este patrocínio ainda é lembrado com carinho por quem o viu, e o famigerado boné ainda é vendido como souvenir pela loja oficial de Ayrton Senna.
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Cartucho 260 1 150 30 16 2 12 15
Computador 682 39 34 53 64 86 103 64
Comunicação 140 3 23 17 8 16 27 37
Discos e fitas 4643 771 646 11 225 453 954 1260
Impressora e scanner 115 12 10 11 3 14 14 26
Máquina datilográfica 21 2 1 5 6 2
Ornamento 175 2 24 5 32 4 4 46
Papel 1176 30 97 10 26 54 425 272
Periférico 691 44 26 102 10 54 174 71
Placa 310 3 15 13 20 28 50 37
Software 3517 290 502 18 343 712 610 598
Vídeogame 84 5 8 10 6 12 11 6

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